ARISMIG inicia implantação do terceiro ciclo do ACERTAR no SAAE de Boa Esperança

03/08/2023

O SAAE é o primeiro prestador afiliado à ARISMIG a participar do projeto

Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Boa Esperança participou na última sexta-feira (28) da reunião de abertura da implantação do terceiro ciclo do ACERTAR feita Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Minas Gerais (ARISMIG). O SAAE é o primeiro prestador afiliado à ARISMIG a participar do projeto.
Na ocasião, foi apresentada de forma detalhada a metodologia do ACERTAR, além do cronograma de auditoria, os objetivos, métodos e critérios, que pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria nos processos de gestão das informações, dentre outros. Também foi realizada a apresentação da plataforma "VamosAcertar" aos servidores da autarquia, que será utilizada para o preenchimento das informações e execução dos testes referentes a este ciclo do ACERTAR.
Nesta etapa do terceiro ciclo, serão aplicados os testes de controle que compõem avaliação de confiança das informações declaradas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) pelo prestador e os testes substantivos que avaliam o nível de exatidão das informações declaradas. Cada controle avaliado possuirá um ou mais atributos que serão testados pela agência, para que assim conclua-se a certificação.

Sobre o ACERTAR
O ACERTAR, como ilustra a formação de seu nome - “A” de auditoria, “CERT” de certificação e “AR” de agências reguladoras é um projeto resultado da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), com o propósito de tornar as informações sobre o saneamento no Brasil mais sólidas e confiáveis, por meio de metodologias de auditoria e certificação acerca de dados enviados ao SNIS.
A ARISMIG é filiada à ABAR e reconhece a importância do projeto, uma vez que ele possibilita não só o aperfeiçoamento dos processos de geração de informações dos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mas também uma melhor gestão dos serviços prestados, aumentando assim a transparência do setor perante a sociedade.

Para saber mais sobre tudo que acontece no SAAE de Boa Esperança acesse nossas redes sociais e também nosso site www.saae.boaesperanca.mg.gov.br. Quer ter acesso a nossos serviços de forma rápida e eficaz baixe o aplicativo “Mais Água” em seu celular.

SAAE 58 anos: Sempre junto com você! (Com Ascom Arismig)