Abastecimento de Água Potável

07/06/2021

A água constitui um dos elementos fundamentais para a existência do homem. Suas funções no abastecimento público, industrial e agropecuário, na preservação da vida aquática, na recreação e no transporte demonstram essa importância vital.

É conveniente lembrar que, embora a água cubra aproximadamente três quartos da superfície da Terra, 97,5% da água existente no mundo e? salgada e não e? adequada ao nosso consumo direto nem a? irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios. Logo, o uso desse bem precisa ser pensado para que não prejudique nenhum dos diferentes usos que ela tem para a vida humana.

Além disso, ainda não se conhece ao certo qual é a fração da água disponível para consumo que se encontra contaminada. Essa contaminação, que vem ocorrendo ao longo dos anos, é causada pelo desenvolvimento industrial, pelo crescimento demográfico e pela ocupação do solo de forma intensa e acelerada; o que vem provocando o comprometimento dos recursos hídricos disponíveis para consumo humano, recreação e múltiplas atividades, aumentando consideravelmente o risco de doenças de transmissão e de origem hídrica.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm serviços de água potável gerenciados de forma segura. Todos os anos, aproximadamente 297 mil crianças menores de cinco anos morrem por diarreia associada à água, saneamento básico e higiene inadequadas. Saneamento deficiente e água contaminada também estão ligados à transmissão de doenças como cólera, disenteria, hepatite A e febre tifoide.

O tratamento visa melhorar a qualidade da água para o abastecimento da população. Do ponto de vista higiênico, remove bactérias, fungos, protozoários, algas, compostos orgânicos, substâncias tóxicas, entre outros. Esteticamente corrige a cor, turbidez, odor e sabor. Economicamente reduz a corrosividade, dureza, ferro, manganês, etc.

A seguir encontram-se todas as fases do Sistema de Abastecimento de Água do município de Boa Esperança, desde a Captação de Água Bruta até a sua Distribuição.

1. Captação de Água Bruta: A captação de água bruta do município de Boa Esperança é realizada em 3 (três) pontos: Açude do Duque, Lago dos Encantos e Captação Anita. A captação é do tipo superficial e os mananciais utilizados são o Córrego do Amargoso e o Ribeirão Marimbondo.
Captação Lago dos Encantos.

2. Estações de Tratamento de Água: A água captada no Açude do Duque e no Lago dos Encantos é transportada até a Estação de Tratamento de Água “Alvorada” e, a água captada na Captação Anita e? transportada ate? a Estação de Tratamento de Água “Aeroporto”. O tratamento realizado em ambas Estações é do tipo convencional com ciclo completo. As descrições das etapas do tratamento encontram-se a seguir.
Estação de Tratamento de Água – ETA “Alvorada.

3. Coagulação: Na coagulação as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante. O reagente utilizado como coagulante é o Sulfato de Alumínio isento de Ferro. Durante o processo, utiliza-se também um alcalinizante denominado Cal Hidratada, cuja função é realizar a correção do pH, para uma atuação mais efetiva do coagulante.
Coagulação.

4. Floculação: Na floculação a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas menores de sujeira, formando agregados maiores denominados flocos.
Floculação.

5. Decantação: Na decantação a água não é mais agitada. Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques de formato retangular, denominados decantadores.


6. Filtração: Na filtração a água decantada escoa através de um meio granular denominado filtro, constituído de cascalho, areia e antracito (carvão mineral). Os filtros retêm e removem as impurezas e alguns microrganismos presentes na água.


7. Desinfecção: Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento pode-se utilizar um agente físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que podem transmitir doenças através das mesmas. O SAAE utiliza como desinfetante o Hipoclorito de Sódio, produzido nas próprias Estações de Tratamento de Água.


8. Fluoretação: A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cáries, principalmente, nas crianças. O SAAE utiliza no tratamento o Fluorsilicato de Sódio.


9. Reservação de Água Tratada: A água tratada nas Estações de Tratamento de Água é armazenada em reservatórios de água tratada, para posterior distribuição.


10. Distribuição de Água Tratada: A água tratada que se encontra nos reservatórios é distribuída para os domicílios através das redes de distribuição. As redes de distribuição seguem atendendo a todos os logradouros edificados da área urbana do município.


Todas as fases do tratamento são acompanhadas através de análises de 2 em 2 horas, em Laboratório de Controle de Qualidade do SAAE. O SAAE segue os Padrões de Potabilidade da Água exigidos pelo Ministério da Saúde através da Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017.

Segue o Fluxograma do Tratamento realizado na Estação de Tratamento de Água “Alvorada”.

Fonte: Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Boa Esperança (2019, no prelo). Fonte: Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Boa Esperança (2019, no prelo).

Segunda Via

LICITAÇÕES

TV SAAE

Instagram TV SAAE - Youtube

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

Boa Esperança - MG

Rua Galena, 239 - Jardim Alvorada
Boa Esperança - MG
(35) 3851 0550
ascom@saae.boaesperanca.mg.gov.br
ouvidoria@saae.boaesperanca.mg.gov.br