SAAE promove Semana da Água com estudantes do ensino fundamental

Eles visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Alvorada

SAAE promove Semana da Água com estudantes do ensino fundamentalSAAE promove Semana da Água com estudantes do ensino fundamentalSAAE promove Semana da Água com estudantes do ensino fundamental
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Boa Esperança realizou de 19 a 21 de março nas dependências do SAAE, no bairro Alvorada, a Semana da Água, que recebeu estudantes do último ano do ensino fundamental das redes pública e privada do município. Cerca de trezentos estudantes visitaram a autarquia durante os dias de evento, que envolveu palestras da equipe do SAAE, Corpo de Bombeiros, IEF - Instituto Estadual de Florestas e Polícia Militar do Meio Ambiente. A Cia teatral “Comigo ninguém pode” também esteve presente com o espetáculo “Cada gota conta”, que incentiva o consumo consciente e alerta para o desperdício.
Assim como em todos os anos, a Semana da Água é realizada nos dias que antecedem o Dia Mundial da Água - instituído pela ONU - Organizações das Nações Unidas - em 22 de março. Em 2024, o tema é “A água do presente, também é a água do futuro".
Durante a abertura, o prefeito municipal de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva anunciou os investimentos feitos em saneamento. “Nunca se investiu tanto em saneamento quanto nos últimos anos. Junto com o SAAE, inauguramos a ETA Aeroporto; estamos fazendo a expansão e renovação dos emissários; a construção de duas novas elevatórias na região da ponte do Jarbas; a extensão da rede pluvial urbana e também já está em projeto a construção de uma nova elevatória na região da Geni - no Lago dos Encantos e de uma nova Estação de Tratamento de Água no bairro Nova Esperança”, ressalta, destacando a importância da água e de investimentos constantes no setor.
O presidente da Câmara de Boa Esperança, José Valter Netto, também destacou a importância dessa interação SAAE e comunidade escolar. “Como farmacêutico, não posso deixar de mencionar também a importância da água para o corpo humano. Mais de 70% do nosso corpo é composto de água. Nós sobrevivemos vários dias sem comida, mas não conseguimos sobreviver cinco dias sem água. Por isso, devemos consumi-la sempre com consciência, pois trata-se de um bem finito”. Para o diretor superintendente do SAAE, William Carvalho Oliveira, abrir as portas do SAAE é a nossa forma de mostrar para as crianças todo o processo de tratamento, que vai desde a captação até a distribuição; apresentando maneiras eficazes de preservação e do uso responsável. “Nossa ideia é plantar sementinhas, nomeando cada criança como os guardiões da água e da natureza. Acreditamos que a educação se faz na base e só ela é capaz de multiplicar o conteúdo que foi passado durante a Semana da Água”.
O SAAE é responsável por captar, tratar e distribuir água potável para toda a população de Boa Esperança. Além disso, também coleta e trata o esgoto sanitário, zelando pela preservação dos seus arroios e do Lago dos Encantos.
Está ainda sob suas atribuições a coleta, o transporte e a destinação final de resíduos sólidos domiciliares.